TORCICOLO E DORES NO PESCOÇO
O torcicolo e as dores no pescoço são problemas que podem surgir de maneira súbita, muitas vezes causados por tensão muscular, certas posturas ou movimentos bruscos. Essas dores costumam limitar os movimentos da cabeça, causando desconforto ao realizar atividades diárias simples, como dirigir, olhar para os lados ou até dormir.
Pessoas que trabalham em escritório, na frente do computador ou estudando por horas costumam terminar o dia com dores no pescoço. Notamos que essas pessoas aceitam ou convivem com esse problema ao longo de meses e anos, sem saber como lidar e tratá-lo com posturas e movimentos adequados.
As dores no pescoço também podem estar associadas a dores e cansaço nos trapézios, escápula e até irradiar para o braço, cotovelo, punho e mãos. Notamos que muitos pacientes com esse padrão de sintomas costumam tratar isoladamente o ombro, cotovelo ou punho como tendinites ou bursites, sem saber que existe uma origem primária na cervical que, na maioria das vezes, não foi considerada ou diagnosticada pelos profissionais que já consultaram. Muitos costumam seguir tratamentos com medicamentos, infiltrações ou fisioterapias convencionais com aparelhos analgésicos, e consideram que o problema não tem solução.
Ao avaliarmos e tratarmos torcicolos e dores na cervical e irradiadas para escápula, ombro e braço, precisamos considerar a localização das dores, como e quando tudo começou, o que ao longo do dia piora ou alivia os sintomas, e o que já foi feito (ou talvez ainda não tenha sido feito) como tratamentos anteriores. É necessário um bom exame físico, que inclua testes de posturas e movimentos e suas respostas à dor. Em pacientes com dores irradiadas para os braços, cansaço ou fraqueza na mão, alguns testes neurológicos são realizados. Os resultados no final da consulta nos indicam o potencial que cada pessoa tem de se recuperar com algum tipo de exercício e até sem a necessidade de cirurgia. Alguns tipos de problemas podem ser tratados rapidamente (dias ou semanas), enquanto outros podem precisar de mais tempo (semanas ou meses). Consideramos essencial que cada pessoa tenha um caminho adequado de tratamento e saiba as perspectivas de recuperação que pode esperar, aliviando as dores, restaurando a mobilidade e aprendendo a reduzir as chances de novas crises, alcançando assim uma recuperação completa e mais duradoura.
Diagnósticos clínicos e de imagem comumente atendidos por nós:
- Hérnia de Disco/Discopatia
- Degeneração de disco
- Abaulamento discal
- Protrusão de disco
- Extrusão de disco
- Cervicobraquialgia
- Síndrome do Desfiladeiro Torácico
- Síndrome do Túnel do Carpo
- Síndrome da Dor Miofascial
- Contraturas
- Trigger Points (pontos de tensão)
- Fibromialgia
- Entre outros
Marque a sua consulta de avaliação para iniciar o seu tratamento.