2 - Como Funciona MDT ?

☝🏼Anamnese é a oportunidade que os pacientes tem de nos traduzir dicas sutis do comportamento das suas queixas e os padrões que elas acontecem. Cabe ao fisioterapeuta captar e interpretar estas informações, criando um raciocínio clínico que será melhor testado a seguir no exame físico. Dentro do MDT estamos capacitados perceber se as informações colhidas remetem a uma condição grave (Red Flag)

✌🏼Exame Físico significa testar a habilidade do corpo se mover e como os sintomas se comportam a eles (testes estáticos e de movimentos repetidos). Sempre são estabelecidas referências (neurais, sensoriais, sintomáticas, funcionais e mecânicas) que indicam se influenciamos nos sintomas por meio uma intervenção.

Neste momento os pontos do raciocínio clínico começam a tomar forma. Temos mais propriedade para definir as soluções mais adequadas, tendo como base os testes mecânicos e, não apenas exames de imagem. Este processo nos permite Classificar/Diagnosticar mecanicamente.

👉🏼Ao estabelecer a classificação diagnóstica definimos se a condição avaliada será melhorada com o método ou não. 100% dos pacientes com condições musculoesqueléticas podem ser avaliados no MDT, porém, nem todos serão necessariamente tratados.

De acordo com o resultado sabemos se a condição é mecânica (ligada a posturas e movimentos). Neste caso, direcionamos estratégias que usam exercícios simples, capazes de serem feitos em qualquer local, sem depender dos “aparelhinhos da fisioterapia”. Além disso, é possível dar uma expectativa prognóstica, ou seja, se possui rápida resolução terapêutica (levando poucos atendimentos/semanas) ou se levará mais tempo. Alguns casos podem ter características de condição grave, que necessita encaminhamento médico.

Classificar adequadamente oferece transparência e assertividade ao tratamento, evitando “tentativa e erro”. Em todos os casos dedicamos tempo na consulta oferecendo orientações e soluções possíveis sobre a condição do paciente(Componente Educacional), além de elaborar estratégias que foquem no envolvimento ativo o paciente na própria recuperação (Auto Tratamento). As chances de melhora se potencializam !!

#avancefisio #mdt #mckenzie #fisioterapia #brasilia