3 - 6 pontos fortes do MDT que fazem toda a diferenca nos resultados.001

1️⃣Baseia a avaliação e tratamento nas respostas sintomáticas frente a testes de posturas e movimentos repetidos. Um movimento doer apenas uma vez não quer dizer que ele é ruim. A solução pode ser repetí-lo mais vezes e interpretar a resposta que o corpo nos oferece

2️⃣Não baseia a conduta no modelo patoanatômico. Tratamento local, terapias anti inflamatórias ou repouso na maioria das vezes não tratam a causa, apenas a consequência. Além disso, podem contribuir para recidivas (persistência do problema) pois mascaram a dor e o repouso prolongado descondiciona o corpo

3️⃣Não utiliza exames de imagem como base para o tratamento. Eles são estáticos e não indicam o comportamento do corpo diante de movimentos! Em condições da coluna vertebral, a literatura científica demonstra que muitos achados típicos como degenerações e discopatias podem também estar presentes em pacientes sem sintomas nenhum!  Além disso, podem mais preocupar os pacientes do que dar uma solução! A utilidade deles pode ser descartar problemas graves, sobretudo quando há traumas envolvidos (quedas, acidentes)

4️⃣Detecta se as dores em pernas e braços tem como origem a coluna vertebral (cervical ou lombar). Se você acha que fisioterapia demora a melhorar ou que não tem tido uma resposta favorável, saiba que a coluna pode estar influenciando e que ainda não foi detectado. Procure um fisioterapeuta credenciado e experiente no Mckenzie

5️⃣Foco no Componente Educacional. Sabia que o desfecho final de sucesso no tratamento pode ter relação direta como você explica e se faz entendido pelo paciente ? Quando o paciente entende o que tem, o que precisa fazer, como fazer (técnica) e a dosagem necessária, certamente, as chances de melhora são reais!  É parte essencial educar o paciente e não só movimentá-lo. Não estamos tratando máquinas e sim seres humanos que tem crenças e motivações diferentes a serem consideradas.

6️⃣Foco no Auto Tratamento. O paciente deve ser protagonista na própria melhora. No MDT não é necessário o uso dos “aparelinhos da fisio”. Focamos em resolutividade e menor dependência do fisioterapeuta. Já pensou em se recuperar rápido com menos sessões? 5 consultas podem ser o suficiente!